domingo, 13 de maio de 2012

Visita ao setor de TI da Melt Metais e Ligas S.A.



Os alunos da turma do curso de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação do Iptan realizaram na última quinta-feira dia dez de maio de 2012 uma visita técnica no setor de TI da empresa Melt Metais e Ligas S.A em São João Del Rei, acompanhados pelo responsável pelo setor que também é aluno do curso supracitado, José Atanásio da Silva Junior, foram apresentados às principais atividades da indústria em relação à TI. Abordando temas que classificam o profissional dessa área, como perfil do profissional e suas principais atividades bem como os recursos disponivel para exercer sua função.

            Informações Básicas da empresa:

A Melt Metais e Ligas S.A é uma sociedade anônima de capital fechado, que atua no ramo de extração e industrialização de metais não ferrosos como o Estanho de alto teor de puresa com refino e fabricação de soldas e ligas numa única planta industrial. Possui sua matriz em Rondônia – RO e uma filial em Tiradentes – MG.

Informações Básicas da empresa:

O setor de TI da filial é localizado em uma sala climatizada, em virtude de possuir três servidores dedicados, sendo um para aplicações com sistema operacional WINDOWS SERVER, outro para gerência de banco de dados também com WINDOWS, e ainda um servidor para rede/internet (LINUX). Além disso a sala possui No-Breaks de alta potência para manter os servidores ligados em caso de queda de energia.  É de extrema importância para a empresa, pois é nesta área que são disponibilizadas as principais ferramentas de uso de todo o pessoal da organização como armazenamento e segurança das informações dos mais variados setores, como contabilidade, RH, financeiro compras, entre outros. Já que a empresa utiliza um ERP (Enterprise Resource Planning - Planejamento de Recursos Empresariais) para gerenciar todos estes setores integrando todos os dados e processos da empresa em um único sistema.
José Atanásio atuava como consultor de projetos, e trabalhava na implantação desse ERP e acabou sendo convidado a trabalhar para a Melt que até então era sua cliente e não dispunha de um profissional específico para administrar o setor de TI. Atualmente José Atanásio atua como coordenador de TI da Melt Metais e Ligas S.A, controlando o uso da rede de usuários controlando o fluxo de arquivos bem como o acesso à internet. É responsável também pela manutenção substituição dos equipamentos.
Atanásio relatou ainda, a importância de seguir a uma política ética profissional extremamente rigorosa, para evitar que os colaboradores da organização dispersem de suas atividades. Através de um software específo, o coordenador obtem relatórios que apresentam até mesmo as tentativas de acessos a sites não autorizados pela empresa, e neste caso emcaminha estes relatórios ao setor responsável pela aplicação das punições cabíveis.
O servidor de dados pode ser considerado o “coração da empresa”, pois é nele que são armazenadas todas as informações vitais da empresa. Considerando que tanto a filial como a matriz acessam este servidor para realizar suas operações diárias, sendo crucial, sua manutenção, realização de backups e em caso de queda de energia em longo prazo (aproximadamente 30 minutos) a paralização completa das atividades, possibilitando que as mesmas sejam salvas e o servidor seja devidamente desligado.
Já no caso do servidor de internet, ao contrario do que muitos pensam a respeito, este tipo de servidor não possuir como função simplesmente distribuir a internet aos computadores da rede, possui na verdade, outras inúmeras funções como permitir ou bloquear sites, estendendo à possibilidade de se controlar até mesmo o horário em que será possível realizar acessos a estes sites além de decidir qual usuário poderá fazer isso através do endereço IP da máquina. Entretanto, Atanásio disse ainda, que se esta liberação fosse realizada, seriam abertas portas para a entrada de vírus, e por este motivo optou-se por não permitir nenhum acesso a sites que não sejam de uso para a organização.
Este bloqueio pode ter resultado em uma manutenção muito pequena dos computadores da empresa. “A ultima formatação de computador foi realizada há aproximadamente três anos.” - mencionou Atanásio, o que resumiu a manutenção dos micros da empresa em apenas parte física, que são ocasionadas principalmente por quedas de energia, mas apenas as que provocam uma grande descarga elétrica, já que seguindo o esquema de segurança do setor de TI, todos os computadores utilizam de NO-BREAKS para suportar estas quedas.
Este servidor de internet é exclusivo para o uso interno da Melt, o que tornou necessário outra internet exclusiva para visitantes, “pois se tratando de uma empresa, imagine que um consultor de vendas precise acessar um catálogo de produtos no site da empresa ou buscar um email enviado pelo comprador da Melt”. Para suprir esta necessidade a Melt utiliza um roteador wireless para liberar a internet aos visitantes.
Os No-breaks têm como características principais proteger os equipamentos contra ruídos, surtos, sub/sobre tensão da rede elétrica, ainda fornecem energia, através das baterias, pelo tempo necessário para salvar dados na falta de energia elétrica. A principal função do no-break é fornecer energia ininterrupta aos equipamentos, mesmo na ausência total ou parcial da rede elétrica. Conforme explicado por José Atanásio o que se encontra na empresa é um no-break de que segura mais ou menos três servidores por um período de 40 minutos.



Outro recurso interessante no setor visitado é a utilização de um “chaveador” para alterar a visualização entre os servidores da sala. Apesar da mesma possuir três servidores e um computador comum de uso interno à empresa, José Atanásio utiliza apenas um KVM para alternar entre estas maquinas. Embora os servidores sejam quase sempre administrados remotamente, é comum que seja usado um KVM para permitir o acesso local aos servidores quando necessário. Um KVM é um chaveador, que permite que um único conjunto de teclado, mouse e monitor seja usado para controlar várias máquinas, chaveando entre elas conforme necessário. Além  de reduzir os custos com equipamentos ,liberamos espaço físico , organizando uma área mais fácil para trabalhar.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Twitter Facebook